Exame de vista... consulta para óculos... urgência... Existe diferença de consulta oftalmológica? Image

Exame de vista... consulta para óculos... urgência... Existe diferença de consulta oftalmológica?

Categoria: Exames e Diagnóstico

Não é incomum algumas dúvidas em relação às diferenças de exame oftalmológico, exame de vista, exame de urgência, consulta pra óculos, entre outros nomes que isso pode levar. Vamos esclarecer o que é uma consulta oftalmológica (ou, pelo menos, o que deveria ser), quando você deve procurar um oftalmologista e como você deve se preparar para a consulta.

Sobre a consulta oftalmológica

A avaliação da visão e das condições oculares no intuito de diagnosticar o estado da saúde ocular e realizar intervenções para a manutenção ou melhoria da visão do paciente é realizada pela consulta com um profissional médico especializado, o oftalmologista.

E, sim, isso pode ir desde uma prescrição de óculos, uma retirada de corpo estranho ocular e até mesmo a indicação e realização de cirurgias.

A confusão por achar que uma consulta de oftalmologia é apenas a prescrição de uma receita de óculos é um problema grave. Isso é gerado por muitos fatores, como a falta de acesso ao profissional médico, ao aproveitamento dessa carência por indivíduos que não oftalmologistas - e nem mesmo médicos - em estabelecimentos de interesse conflituoso com a venda de óculos, além mesmo de algumas clínicas e operadoras de saúde conhecidas por fomentarem consultas extremamente rápidas e sem um exame adequado completo.

No estado de São Paulo, de acordo com o censo de 2021 do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o total da população não assistida é de mais de 2 milhões de pessoas. Muitos dos profissionais se estabelecem em cidades mais concentradas e mesmo em cidades com uma assistência melhor, há concentração de oftalmologistas em determinadas regiões da cidade com desassistência de outras. No bairro onde se localiza a dr bemtevi oftalmologia, a Cidade Dutra, na região sul de São Paulo-SP, existem mais de 200 mil habitantes de acordo com o censo de 2010, é possível imaginar quantas famílias podem estar sem assistência. Muitos pacientes nos relatam dificuldade de encontrar oftalmologistas em regiões como grajaú, parelheiros, capela do socorro, até mesmo interlagos e jardim marajoara.

Segundo a Portaria Nº 288, de 19 de maio de 2008 do Ministério da Saúde, na Atenção Especializada, a consulta oftalmológica deve contemplar a anamnese(ou seja, conversar sobre o quadro atual do paciente, seus históricos, suas doenças atuais...), a aferição de acuidade visual com refração dinâmica e/ou estática, a biomicroscopia do segmento anterior (com avaliação clínica das estruturas da "parte da frente" do olho), a verificação do "fundo de olho", hipótese diagnóstica e apropriada conduta propedêutica e terapêutica, seja ela a prescrição de óculos, a prescrição de colírios, a solicitação de exames complementares, a indicação de procedimentos e/ou cirurgias.

Portanto, não, uma consulta da visão não é apenas a receita dos óculos. E, no Brasil, ela é feita por um médico que tem, pelo menos, 9 anos de formação (6 anos de medicina e 3 anos de oftalmologia), além dos anos de experiencia na área.

Quando devo procurar o oftalmologista?

Diante do surgimento de qualquer problema (como olho vermelho, desconfortos, irritações...) ou queixa com agravo à visão, recomendamos que procure um médico oftalmologista o quanto antes. Nos casos em que se nota baixa de visão, percepção de moscas ou manchas na visão e outras alterações visuais, recomenda-se procurar imediatamente o profissional médico oftalmologista.

Para exames de rotina, há variações de acordo com a idade, conforme abaixo:

Crianças

De acordo com a Academia America de Oftalmologia e a Associação Americada de Oftalmologia Pediátrica e Estrabimo, a criança deve ter sua primeira avaliação quando recém nascida. No Brasil, é realizado o teste do reflexo vermelho, pelo próprio pediatra. Caso o exame seja duvidoso ou caso seja detectada alguma alteração, a criança deve ser encaminhada para uma avaliação oftalmológica, preferencialmente ainda no Hospital no qual foi concebida. Alguns casos como o relacionado a um apresentador famoso da TV brasileira, ficaram famosos e trouxeram alerta aos pais.

Além disso, as Associações mencionadas recomentam:

-- um exame entre 6 meses e 12 meses de vida -- um exame entre 1 ano e 3 anos de idade -- um exame entre 3 anos e 5 anos -- exames anuais ou bianuais após os 5 anos de idade

Adultos

A Academia Americana de Oftalmologia recomenda, para adultos com boa visão e sem queixas oftalmológicas:

  • um exame entre 20 e 29 anos
  • dois exames entre 30 e 39 anos
  • um exame aos 40 anos
  • conforme recomendado pelo seu médico após os 40 e antes dos 65 anos
  • anuais ou bianual após os 65 anos

Para adultos que tem qualquer tipo de problema oftalmológico, deve realizar uma consulta ao menos uma vez ao ano.

Pacientes com risco devem frequentar precocemente seu médico ou com frequencia maior. Estes, incluem:

  • adultos com uso de lentes de contato
  • adultos com uso de medicações que afetam a visão
  • adultos com historico de lesão e/ou cirurgia ocular
  • adultos com histórico na família de problemas oftalmolológicos
  • adultos com profissão que possa oferecer risco aos olhos (soldados, por exemplo)

Pacientes com Diabetes tipo 1 devem ter seu primeiro exame no máximo dentro de 5 anos de diagnóstico, e após isso, anualmente. Pacientes com Diabetes tipo 2, o mais comum, deve ter seu exame oftalmológico logo que receberem o diagnóstico de diabetes e após isso, anualmente.

Como devo me preparar para o exame?

Não existem preparações especiais para o exame. No entanto, recomendamos que se abstenha de suas lentes de contato ao menos desde a noite anterior ao exame, porém caso não seja possível, tudo bem. No entanto, saiba que, dependendo de seu exame, pode-se sugerir de se abster mais tempo para uma avaliação mais fidedigna.

Aos pacientes que necessitam de dilatação, uma dica é levar um acompanhante e até mesmo um óculos escuros para a luz incomodar menos ao sair da clínica.

Palavras finais

Sua visão vai mudar ao longo da sua vida. Ela ampara sua autonomia e fornece suporte para seus estudos, seu trabalho e sua convivência.

E é por isso que você deve cuidar dela, com quem entende dela.

Precisa de exame de vista ou oftalmologia na cidade dutra e interlagos? Pode contar conosco.

Resumo
  • A consulta oftalmológica é um exame completo que vai além da prescrição de óculos, incluindo diagnóstico e tratamento de diversas condições oculares, realizada por um médico especializado com pelo menos 9 anos de formação.
  • A primeira avaliação oftalmológica deve ocorrer na infância, com exames recomendados em várias fases da vida: na primeira infância, entre 6 meses e 5 anos, e depois periodicamente na idade adulta, com frequências específicas para pessoas com boa visão e para aquelas com problemas oftalmológicos ou fatores de risco.
  • Pacientes diabéticos tipo 1 devem fazer seu primeiro exame oftalmológico no máximo 5 anos após o diagnóstico e anualmente depois disso, enquanto pacientes com Diabetes tipo 2 devem fazer o exame imediatamente após o diagnóstico e também seguir com avaliações anuais.
  • Não são necessárias preparações especiais para o exame oftalmológico, mas recomenda-se não usar lentes de contato desde a noite anterior ao exame e considerar levar um acompanhante e óculos escuros caso seja necessário dilatar as pupilas.
  • Precisa de oftalmologista de qualidade em São Paulo? Está em busca de um especialista, com um atendimento diferenciado ? Mora em regiões como Grajaú, Parelheiros, Capela do Socorro, Interlagos e Jardim Marajoara. Procure a dr. bemtevi!
Por:
Dr. Müller Urias avatar
Dr. Müller Urias
Médico Oftalmologista | Especialista em Retina e Vítreo
CRM-SP 162.851 | RQE 74.989
drmuller@drbemtevi.com.br
Os artigos deste blog são revisados por um médico oftalmologista credenciado e certificado pelo CREMESP e CBO. Este artigo não substitui o aconselhamento médico profissional. Se você ou alguém que conhece está enfrentando problemas de visão ou sintomas relacionados ao tema tratado, é crucial buscar a orientação de um especialista qualificado.
Agende sua consulta com nossos especialistas
11 2365-6782 (Telefone)11 98882-0118 (WhatsApp)